Parlamento dos Jovens - Insucesso Escolar
No âmbito do projeto de Educação para a Cidadania Global – ECG, do projeto Escola Promotora de Saúde – EPS e a colaboração da biblioteca Escolar foi dinamizado o projeto Parlamento dos Jovens 2015 cuja temática em debate foi Insucesso escolar. A Equipa dinamizadora promoveu dois debates de ideias com a presença de dois ilustres convidados, o sociólogo e professor Carlos Gomes, docente da Universidade do Minho no Instituto de Educação e o professor António Carlos, representante da Associação Social e Cultural de Sobreposta que expuseram as suas opiniões e responderam às questões colocadas pelos alunos relativamente ao tema em debate. É de salientar o trabalho das professoras Português, Lurdes Barreira e Isabel Santos que ajudaram na preparação dos alunos nas suas aulas para os debates realizados.
O projeto foi divulgado a todos os alunos da Escola Básica de Gualtar, que aderiram de forma entusiástica. Formaram-se cinco listas de potenciais candidatos com propostas de medidas para resolver a problemática do Insucesso Escolar. A campanha eleitoral decorreu de forma cívica e esclarecedora das várias medidas defendidas. A eleição decorreu com elevado sentido de civismo por parte de todos os alunos. Foram eleitos para a Sessão distrital os deputados:
Efetivo |
Francisco Machado - 8ºB |
Efetivo |
Bruno Magalhães - 9ºA |
Suplente |
Alexandre Ferreira 7ºB |
A aluna Ana Catarina Silva do 9ºE foi escolhida para a eleição à mesa da Sessão Distrital que se irá realizar no dia 23 de fevereiro.
A equipa EPS/ECG