Mestres das Letras Portuguesas - Projeto

10-03-2016 15:31

Projeto literário

“Mestres das Letras Portuguesas”

O projeto literário “Mestres das Letras Portuguesas” é uma iniciativa do Departamento de Línguas do Ensino Secundário. Visa homenagear os autores que se destacam, no panorama da Literatura Portuguesa, pela sua criação literária e defesa da língua portuguesa. Cada ano é dedicado a uma personalidade diferente. Como refere Italo Calvino, "reler" um clássico equivale a lê-lo pela primeira vez.

Objetivos

- Celebrar a língua portuguesa através dos grandes mestres das letras portuguesas;

- Dinamizar as múltiplas leituras interpretativas da obra de um autor das letras nacionais;

- Incentivar os jovens a ler os clássicos da literatura portuguesa;

- Sensibilizar a comunidade para a importância da preservação da literatura e língua portuguesas.

Participantes

Conta com a colaboração dos Departamentos de Línguas do Ensino Secundário e do Ensino Básico. Participam educadores, professores do 1º ciclo, professores de Português e dois professores bibliotecários do Agrupamento de Escolas Carlos Amarante. O projeto dirige-se aos alunos que frequentam o Agrupamento desde o jardim-de-infância até ao 12º ano.

Desenvolvimento do projeto

Ao longo de cada ano letivo serão desenvolvidas diferentes atividades sobre os valores literários e culturais da obra da figura escolhida e divulgadas junto da comunidade educativa e da população em geral.

Os professores participantes poderão ajustar as ações a desenvolver com os alunos ao currículo. Assim, as atividades deverão ter lugar durante o ano letivo no momento em que for mais oportuno a cada professor.

Os professores devem desenvolver ações que se relacionem com a figura escolhida, estimulando a participação e a criatividade dos alunos. Podem propor atividades escolares, palestras, filmes, música, concursos de poesia ou prosa, exposições e outras atividades que melhor se adeqúem ao contexto. Pretende-se também mobilizar a comunidade educativa para uma aproximação aos clássicos, incentivando à sua leitura e ao bom uso da língua portuguesa através de palestras, leituras para adultos e outras atividades.

Para reunir e divulgar o conjunto de atividades e produtos criados sobre a obra do autor homenageado, vai ser criado um Website. Este espaço virtual passará a ser futuramente o repositório de difusão dos trabalhos dos alunos e recursos produzidos no âmbito do projeto.

No âmbito deste projeto haverá um Concurso de Marcadores de Páginas, dedicado ao autor escolhido em cada ano.

Figura a homenagear

Camões é, claramente, o maior poeta português, de todos os tempos, um símbolo nacional e figura de grande prestígio. Embora sendo um poeta genial foi desprezado pelos do seu tempo. Por isso, é justo que durante o ano letivo 2015/2016, no decorrer da 1ª edição do projeto “Mestre das Letras Portuguesas”, seja homenageado o grande mestre das letras portuguesas: Luís Vaz de Camões.