Exposição: Comunidades recoletoras e agropastoris

04-12-2023 10:00

No âmbito da disciplina de História e Geografia de Portugal, os alunos do 5º ano orientados pelas professoras Célia Carvalho e Sofia Araújo, em articulação com os encarregados de educação, expuseram na Biblioteca Escolar, trabalhos sobre as comunidades recoletoras e agropastoris. Estes trabalhos envolveram os alunos e encarregados de educação, na exploração dos aspetos históricos dessas comunidades, compreendendo as suas crenças, práticas culturais e desafios quotidianos para a sua sobrevivência. Os alunos recriaram cenas da vida quotidiana estas comunidades; arte rupestre e megalítica; instrumentos de caça e agrícolas; castros e cabanas… Todos os trabalhos foram realizados com materiais usados na época e recicláveis, sensibilizando os alunos para a importância da reciclagem e da sustentabilidade, tal como é preconizado no Eco-Escolas, com quem foi feita parceria nesta atividade.
Esta exposição não só permitiu mobilizar conhecimentos adquiridos, em contexto de sala de aula, como evidenciou o forte empenho e entusiasmo dos alunos e um fantástico envolvimento da comunidade escolar, que num esforço coletivo trouxe até nós, as riquezas das comunidades recoletoras e agropastoris.
A atividade que termina no dia 7 de dezembro, celebra o passado e incentiva-nos a preservar as raízes culturais dos nossos antepassados, que
moldaram a nossa História e continuam a influenciar o nosso presente.
O grupo disciplinar de História e Geografia de Portugal agradece, calorosamente, o tempo e a energia dispensados pelos encarregados de
educação das turmas envolvidas, contribuindo para a construção de uma comunidade escolar unida. Agradece, ainda a colaboração da Biblioteca que foi
incansavel na logística necessária para a realização desta atividade.

Não deixem de visita de 4 a 7 de dezembro, estes trabalhos na Biblioteca da escola.