Declaração Universal dos Direitos da Criança

20-11-2018 16:17

A Biblioteca Escolar da EB 1 de Gualtar encontra-se a dinamizar várias iniciativas e atividades no âmbito da comemoração da Declaração Universal dos Direitos da Criança.

Os alunos assistiram a uma aula sobre a temática e tiveram a oportunidade de realizar um jogo interativo em que tinham de decidir o que eram ‘direitos’ e ‘desejos’. Seguidamente discutiram não apenas os seus direitos, mas igualmente os seus deveres. Finalmente foi-lhes solicitado um desenho de um Direito da Criança para ser exposto na Biblioteca e se fazer um Estendal dos Direitos da Criança.

O dia 23 de novembro foi um dia em cheio. Porque ler também é um direito, de tarde as turmas de 2º e 4º ano, da EB1 de Gualtar, puderam usufruir da leitura de duas histórias pelos alunos da Escola Secundária, no âmbito do projeto Ler+Jovem - Leituras são Atos, dinamizado pela Biblioteca da Escola Secundária do nosso Agrupamento. À noite realizou-se uma palestra dedicada ao tema “Parentalidade Consciente”, que contou com a presença de muitos Encarregados de Educação na qual se abordaram e discutiram formas e estratégias de relacionamento entre pais e Filhos.

As atividades não ficam por aqui, já na próxima quarta-feira, dia 28, os alunos de uma turma do 4º ano irão à Biblioteca Municipal Lúcio Craveiro da Silva para assistirem ao workshop intitulado “Desafio: Incluir para aprender”. A seguir, no dia 3 de dezembro, contamos com a presença de um elemento da polícia da Escola Segura para falar sobre Cyberbullying.

Terminaremos as nossas comemorações, no dia 6 de dezembro, com um Sarau de Poesia dinamizado pelos alunos da turma GUA3 que irão recitar poemas e fazer dramatizações para os seus Encarregados de Educação.

“O que se faz agora com as crianças é o que elas farão depois com a sociedade.”

Karl Mannheim

A Professora Bibliotecária (EB1): Cristina Gonçalves