Concursos: "Artistas digitais" e "Cineastas digitais"

25-03-2020 14:00

A equipa do CCEMS começa por desejar-lhe que, face à situação que vivemos, devido à pandemia do novo coronavírus (Covid 19), se encontre de boa saúde.

Considerando que, na sequência do estado de emergência declarado no passado dia 18 de março, e do anterior encerramento de todas as escolas, jardins de infância, ATLs e outros espaços similares, as crianças e jovens se encontram neste momento em isolamento social e um dos grandes desafios dos pais é a ocupação dos filhos com alternativas ao telemóvel, à playstation e à televisão, o CCEMS propõe como alternativa a participação nos concursos “Artistas Digitais” (https://artistas.ccems.pt/ ) (Pré-Escolar, 1.º e 2.º Ciclo) ou “Cineastas Digitais” (https://cineastas.ccems.pt/ ) (3.ºCiclo e Secundário), consoante o nível de ensino.

Nesta sequência, agradecemos o V/ apoio na divulgação destes concursos junto dos pais/encarregados de edução ou mesmo junto dos alunos potencialmente interessados.

Estes concursos, organizados em parceria com a DGE, propõem uma atividade orientada e têm um objetivo concreto - refletir sobre temas previstos nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), definidos pela ONU em 2015, e motivar a subsequente atuação cívica necessária à transformação do nosso mundo.

XIX EDIÇÃO DO CONCURSO “ARTISTAS DIGITAIS” (Pré-escolar, do 1.º e 2.º CEB)
O concurso "Artistas Digitais", cujo regulamento se encontra disponível na página do concurso, (https://artistas.ccems.pt/page.aspx?IdPagina=10), destina-se a alunos do Pré-escolar, do 1.º e 2.º CEB.  Os temas propostos são: “Água Potável ou energias renováveis" para os alunos do Pré-escolar e do 1.º CEB e "Alterações climáticas” para alunos do 2.º CEB (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU).
Os desenhos poderão ser feitos em qualquer programa/ aplicação para desenho digital, como, por exemplo, o Paint, no computador, ou o PicsArt Color Pintar, no tablet, e os desenhos poderão ser submetidos pelos pais/encarregados de educação/responsável, no site do concurso em https://artistas.ccems.pt/registo.aspx

XIII EDIÇÃO DO CONCURSO “CINEASTAS DIGITAIS” (3.ºCiclo e Ensino Secundário)
O concurso “Cineastas Digitais”, cujo regulamento se encontra disponível na página do site do concurso (https://cineastas.ccems.pt/Page.aspx?id=1),  destina-se a alunos do 3.ºCiclo e do Ensino Secundário e as abordagens temáticas e técnicas deverão ser diferenciadas em função das três categorias de vídeos previstas no regulamento, a saber:
·        “Nano Vídeos” (duração inferior a 30 segundos e com requisitos técnicos elementares), cujo tema é “Alterações climáticas” (ODS 12 e 13)
·       “Vídeo Curtas” (duração entre os 30 segundos e 3 minutos), cujo tema é livre, à V/ escolha;
·       “Vídeo Narrativas” (duração entre os 3 e os 6 minutos, com uma estrutura que permita perceber uma história), cujo tema deve abordar um dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU.
A supervisão dos vídeos e a sua submissão no site do concurso fica a cargo de um professor, depois de efetuado o registo (https://cineastas.ccems.pt/registo.aspx). Sugerimos que os alunos contactem um professor e solicitem esse apoio.
Os alunos poderão produzir vídeos sozinhos ou em grupo. Caso optem por trabalhar em grupo, dado o período de isolamento social em que nos encontramos, sugerimos que realizem as gravações individualmente e depois recorram a meios de comunicação à distância (videoconferência, por exemplo) para organizarem e debaterem a necessária montagem.
Os alunos poderão recorrer a programas de gravação e edição e vídeo gratuitos (mesmo que as gravações fiquem com marca d'água) ou à câmara de vídeo dos telemóveis.
Se optarem, os vídeos podem ser realizados recorrendo a animações ou à técnica do "Stop motion".

A equipa do CCEMS coloca-se ao dispor para qualquer apoio ou dúvida e reitera o seu agradecimento pela divulgação solicitada.

Com os melhores cumprimentos, subscrevemo-nos a aguardar com expetativa as eventuais participações nos concursos apresentados.

Maria João Serrado e Nancy Silva
Coord. dos concursos “Artistas Digitais” e “Cineastas Digitais”

Contactos: artistas@ccems.pt / cineastas@ccems.pt
Regulamento, cartaz e outras informações: https://artistas.ccems.pt / https://cineastas.ccems.pt