Celebração do Dia Mundial da Língua Portuguesa pela Rede de Bibliotecas Escolares, em 2022

05-05-2022 09:00

Pretende-se afirmar a língua portuguesa como plataforma global de entendimento e partilha entre alunos/ escolas de diversas regiões e culturas.

Descrição de atividades:

Estabelecimento de ligações entre alunos de escolas do território nacional e de regiões/ países em que se fala/ ensina a língua portuguesa.

As conexões podem ser virtuais (videoconferência, e-mail) e/ ou não virtuais (correspondência postal).

No dia da celebração - 5 de maio - podem ser realizadas, entre outras, sessões por videoconferência com outras escolas; preparação /divulgação de materiais a enviar/ recebidos; exposições; encontros com escritores lusófonos, conferências; palestras…

Sendo uma das línguas mais difundidas no mundo, com mais de 265 milhões de falantes espalhados por todos os continentes, o Português é uma das principais línguas de comunicação internacional.

Em 2019, a UNESCO decidiu proclamar o dia 5 de maio de cada ano como Dia Mundial da Língua Portuguesa, data que já era comemorada desde 2009 pelos países da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP).

Neste espírito as bibliotecas do AECarlosAmarante assinalam o evento com um vídeo realizado na EB1 de Gualtar e uma apresentação com leituras de alunos do Agrupamento.