Biografia da escritora Fernanda Santos

18-11-2015 12:14

Fernanda Santos nasceu na aldeia de Maçores,Torre de Moncorvo e chegou a Braga ainda na sua adolescência, completando aqui os seus estudos universitários. Obteve a Licenciatura em Ensino do Português e Inglês na Universidade do Minho onde exerceu as funções de docente requisitada e Acompanhante da Prática Pedagógica de Português e Inglês. Mestre em Educação pela Universidade do Minho, foi também aí colaboradora na cadeira de Teoria e Desenvolvimento Curricular nos cursos de Línguas. Faz parte do quadro da Escola Frei Caetano Brandão, Agrupamento de Escolas de Maximinos, Braga, desde 1990.
Cedo despertou para a escrita, reescrevendo o que lhe ia na alma nos “cartuchos” vazios do açúcar ou da cevada, na terra batida do recreio da escola primária e, mais tarde, nos jornais escolares.
Autora e co-autora de alguns trabalhos na área da investigação educacional, nomeadamente em «Auto-avaliação de Escola: (IN)SUCESSO ESCOLAR No AVEOC»,, Planear e Avaliar Projetos, FREI Referência Educacional; Coordenadora de algumas publicações escolares, a salientar: O outro lado da escola, Poesia de Rua e a Revista Andarilho.
Coordenou o livro «25 anos do Lions Clube de Esposende» e escreveu o conto “Gavetas na Areia”.
Participou em antologias poéticas, nomeadamente: Mar à Tona, Colectânea Arte pela Escrita e Ventos do Norte.
Para além de Sonha-me ao Sabor de um rio, é autora dos livros de poesia Olhares Duplos, Ecos da Alma, Pedaços de Mim e Gosto que me habites.
Na ficção, escreveu os livros infantojuvenis «Maria Sol e Mário Lua» , «O rapaz que ouvia o acordar das águas», e o romance «A CHAMA DO VENTO».