aLer+ Mundo: Ler Abril. Ler Liberdade

16-05-2022 11:12

Na turma A, do 6.º ano, foi trabalhada a obra A liberdade o que é?, de José Jorge Letria (2007) obra que apresenta diversos poemas enigmáticos sobre a liberdade. A sua utilização permitiu:

- dar uma introdução aos valores da Liberdade, uma vez que o principal objetivo do Projeto de Intervenção Pedagógica nesta turma é trabalhar os valores através da literatura infantil;

- fazer uma análise da capacidade dos alunos em relacionarem o tema com a obra trabalhada. No valor da liberdade foi possível fazer uma associação histórica relacionada à atual guerra entre a Rússia e a Ucrânia e também uma ligação ao 25 de abril de 1974, permitindo, assim, trabalhar a transversalidade curricular.

Inicialmente os alunos receberam os poemas da obra A liberdade o que é? para completarem com as próprias palavras, posteriormente foram comparados os poemas completados pelos alunos com os originais, o que permitiu a criação de um livro. Por fim, os alunos elaboraram cinco cartazes correspondentes à temática (poema, banda desenhada, esquema das organizações, texto e ilustração).

Na turma 6.º B no projeto com a temática "Promoção dos contos", através da exploração do livro “O Tesouro”, de Manuel António Pina, foi trabalhado o 25 de Abril de 1974. Após a leitura do livro, cada aluno ficou com uma profissão que foi dada aleatoriamente e, através dessa profissão, todos realizaram um conto como se vivessem na época da ditadura ou no 25 de abril de 1974 e a sua representação iconográfica.

No final da abordagem sobre o 25 de abril as 2 turmas do 6.º ano, 6.ºA e 6.ºB, realizam um acróstico sobre o regime democrático.

Ensinar história através dos contos é uma forma de cativar as crianças a ouvir histórias de uma forma diferente, o que acaba por promover o pensamento reflexivo e educacional. Nesta relação entre os contos e a história é pretendido que consigam relacionar os dois e permita partilhar os seus pensamentos.

Veja mais em: aecabibliotecas.wixsite.com/aler/aler-mundo