Agora o Escritor és Tu!

08-10-2013 09:00

Neste ano letivo, a VISÃO Júnior lança um novo desafio a todas as escolas do ensino básico: continuarem uma história de um autor português.

1. Agora o Escritor és Tu! é uma iniciativa aberta a todas as escolas do ensino básico. Nela podem participar turmas do 1º ao 6º. anos; entre o 7º. e o 9º. anos, são também aceites inscrições de alunos individuais e de grupos de alunos constituídos pelo professor bibliotecário.

2. Por cada ano de escolaridade, foi escolhida, a partir das listas das Metas Curriculares, uma obra de um autor português (ver quadro no final)

3. Os participantes nesta iniciativa têm de ler o livro e escrever uma continuação da história. O tamanho do texto a apresentar varia consoante o nível de escolaridade (ver quadro). Além disso, terão também de criar uma nova capa para a obra.

4. As inscrições decorrem até 31 de outubro. Para se inscrever, basta o professor responsável ou o aluno enviar um email para vjuniorescolas@impresa.pt com o nome da escola, turma (ou nome do aluno), número de participantes, ano de escolaridade e contactos (telefónico, eletrónico e de correio).

5. Dos trabalhos a concurso, o júri escolherá os quatro melhores. Os vencedores encontrar-se-ão com o autor da história original nas instalações da VISÃO, tendo a oportunidade de o entrevistar. A entrevista/conversa será depois publicada na revista VISÃO Júnior. Os vencedores terão também a possibilidade de fazer uma visita de estudo à redação da VISÃO.

6. Todas as escolas que se inscreverem receberão gratuitamente, se assim o desejarem, exemplares de uma edição da revista VISÃO Júnior, em número suficiente para distribuirem por todos os seus alunos. A oferta das revistas poderá ser um chamariz, por exemplo, para atrair estudantes à biblioteca da escola.

7. O prazo de envio dos trabalhos está estipulado no quadro em baixo.

8. O júri será constituído pela escritora Margarida Fonseca Santos, por elementos da VISÃO Júnior e por professores dos respetivos ciclos de ensino.

Ler mais: https://visao.sapo.pt/agora-o-escritor-es-tu=f751435#ixzz2h1KDx7k5