Leituras são atos

30-11-2018 15:58

Leituras são atos é um projeto de articulação curricular, a ser iniciado no 10.º ano (cursos científico-humanísticos e cursos profissionais), no âmbito da flexibilidade curricular e da Estratégia de Educação para a Cidadania, na componente Cidadania e Desenvolvimento. Está alicerçado em torno de dois eixos complementares, “O outro sou eu” e “Ler para mudar”, e visa contribuir para que os alunos incorporem os princípios, valores e competências que integram o Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória aliando, nas práticas educativas de uma escola que valoriza, essencialmente, os resultados académicos (das disciplinas Física e Química, Biologia e Matemática), a cultura humanista com a científica através de atos de leitura e escrita.

Possui como princípio norteador o desenvolvimento do pensamento crítico em torno das questões de identidade e alteridade tendo, como leitmotiv, a literatura e a cultura lusófona. No primeiro eixo, “O outro sou eu”, a tónica é colocada no conhecimento do “eu” e do” outro”, na identificação de problemas e identidades comuns na comunidade lusófona. No segundo eixo, “Ler para mudar”, a ênfase é colocada na ação e intervenção social e na proposta de soluções para esses mesmos problemas. Para garantir a sua exequibilidade o projeto está contemplado no horário das turmas, numa abordagem de alternância de períodos de funcionamento disciplinar com multidisciplinar, e a consecução das ações é parte integrante da avaliação dos alunos.

Tem, nos cursos científico-humanísticos, como disciplina motora a Filosofia e nos cursos profissionais o Português. Leituras são atos foi considerado pela direção da Escola como um projeto piloto no lançamento, em 2017/18, da flexibilidade curricular, e espera-se que tenha um efeito contaminador nas práticas educativas das restantes turmas do 10.º ano. Nesta perspetiva, a equipa de docentes das disciplinas da formação específica (Matemática, Física e Química e Biologia e Geologia)impulsionará a leitura científica e pedagógica (nomeadamente artigos de revistas,) na ótica dos conteúdos curriculares. É também incentivada a produção de textos/ensaios filosóficos em torno dos temas debatidos nas ações. A abordagem dos textos filosóficos, literários e científicos, insere-se na lecionação das respetivas disciplinas, em consonância com os eixos enunciados, nos seguintes temas: Direitos Humanos, Igualdade de Género, Interculturalidade, Desenvolvimento Sustentável, Educação Ambiental, Saúde.