Exposição: "O príncipe nabo"

18-03-2024 16:00

“O príncipe nabo” de Ilse Losa convertido em sólidos geométricos, com estudo dos títulos nobiliárquicos e a elaboração de cartões de apresentação é a exposição que se encontra patente na Biblioteca Escolar e muito tem agrado aos alunos verem os seus trabalhos em destaque e valorizados pela Comunidade Educativa.

Os alunos do 5º B, leram e "dramatizaram" a obra: "O Príncipe Nabo", de Ilse Losa, na aula de português com a Professora Sónia Pereira Teixeira. Ao longo da leitura, os alunos leitores conseguiram sentir várias emoções em relação às personagens… A princesa Beatriz, ao longo do primeiro ato, irritou os nossos pequenos leitores pela sua postura rebelde, mimada e trocista. A Marquesa de Fanfarronada arrancou as melhoras gargalhadas, aos nossos leitores, impossível não rir ao som dos “rr” carregados nas falas da Marquesa, concordam? O Rei e o Marechal da corte foram os personagens bem recebidos e compreendidos, afinal só queriam assegurar que o reino da Abundância tivesse um príncipe consorte e já não aguentavam a procura pelo príncipe perfeito, da princesa trocista! A cada rejeição, da princesa Beatriz aos seus pretendentes, sentiu-se a solidariedade e compaixão nos olhares e nos comentários feitos em sala de aula… A leitura é mágica quando sentida! A leitura desperta a nossa empatia! E com esta obra, asseguro que as emoções estiveram ao rubro!

Envolvidos neste encantamento, da leitura dramatizada, deu-se continuidade à exploração da obra: “O Príncipe Nabo”, através da articulação com as disciplinas de Matemática, História e Geografia de Portugal e Inglês. A partir de uma planificação de sólidos geométricos, “nasceram” na aula de matemática, a princesa Beatriz e o príncipe Austero, ou como diria a nossa princesa, “o príncipe Nabo da Nabolândia”! E se o título da obra apresenta um título nobiliárquico - “O Príncipe Nabo”- em História e Geografia de Portugal, os nossos pequenos Historiadores pesquisaram e registaram os títulos nobiliárquicos, concedidos desde a Antiguidade, a pessoas que faziam parte da Nobreza. Na disciplina de Inglês traduziram os títulos reiterando que o objetivo era estabelecer uma relação de vassalagem entre o nobre e o Rei.

Na aula de português, a atividade terminou com a escrita de um cartão de apresentação, em que cada aluno assumiu ser a princesa Beatriz ou o Príncipe Austero e apresentou-se, física e/ou psicologicamente, ao “Reino”.