7ª Semana da Ciência de 21 a 25 de Novembro na EB de Gualtar

21-11-2016 09:01

Realização da 7ªedição da Semana da Ciência, de 21 a 25 de novembro, na Escola Básica de Gualtar do AECA, organizada pelo Departamento de Ciências Exatas e Experimentais.

As atividades iniciar-se-ão com o "Ciência convida”, que trará à escola, investigadores e cientistas do Departamento de Química e Física da Universidade do Minho, que  dinamizarão um conjunto diversificado de  Workshops e Pelestras, dirigidos aos alunos do 9ºano e, uma outra sessão, direcionada para alunos do Projeto Rios.

Na sala do aluno, decorrerá o “Laboratório Aberto de Ciências Naturais” e a "Feira de Fósseis e Minerais" e, na Oficina da Matemática, a construção de sólidos.

Os alunos de 7ºano irão poder participar no “Concurso de Literacia Científica” e os de 5ºano, numa oficina de cremes naturais, dinamizada pelo Eco Escolas da EB de Celeirós. Paralelamente, estará patente a exposição "O mundo das invasoras" (CMAVC) e uma mostra de trabalhos realizados pelos alunos.

De acordo com a equipa organizadora, pretende-se, assim, assinalar o Dia Mundial da Ciência e Nacional da Comunidade Científica – 24 de novembro, mobilizando, junto dos jovens, o gosto pela ciência, incentivando a curiosidade e o espírito crítico, valorizando a importância do saber académico e da atividade científica e desenvolvendo uma consciência global, enquanto cidadãos do mundo.